Pages

sábado, 1 de maio de 2010

Você sabia que a postura corporal afeta a auto-confiança? (Adaptado)

Alguns pesquisadores descobriram que pessoas sentadas com o corpo ereto estavam mais propensas a acreditar em si mesmas do que as outras sentadas com as costas curvadas. Na pesquisa realizada, os participantes se auto-avaliavam em uma folha, escrevendo sobre o quanto elas se achavam qualificadas para um trabalho.

O interessante deste resultado é que mostra que a sua postura não só influencia o que os outros podem pensar de você, mas também os seus próprios pensamentos.

Eu gostei também de um comentário feito por um dos pesquisadores: "Sentar corretamente é algo que você pode se treinar para fazer, e tem benefícios psicológicos - contanto que você geralmente tenha também pensamentos positivos".

Na clínica (e no dia a dia) é comum vermos os mais tímidos falarem baixo, evitarem contato olho a olho e não quererem se expor muito. Ou um deprimido manter uma postura cabisbaixa, reclamando da vida. Estes tipos de comportamentos sem dúvida influenciam o que o outro vai pensar dele, e não traz consequências positivas, o que pode deixar a pessoa ainda mais incomodada (e mais cabisbaixa, percebeu o ciclo se formando?).

Não é o tipo de coisa que costumamos prestar atenção em nós mesmos, mas que mesmo assim tem seu impacto! E você, já parou pra pensar em como costuma interagir com as pessoas?

20091007_peanuts.gif

Briñol, P.; Petty, R. E. & Wagner, B. (2009). Body posture on self-evaluation: A self-validation approach. European Journal of Social Psychology. 39(6), 1053-1069.

Postado por Felipe Epaminondas em scienceblogs.com.br/psicologico em outubro 7, 2009 3:34 PM

Nenhum comentário: